nodiario.com»Notícias»Governo autoriza desapropriação de fazendas para pavimentar MS-347

Governo autoriza desapropriação de fazendas para pavimentar MS-347

O governo de Mato Grosso do Sul, por meio do governador Eduardo Riedel (PP), publicou dois decretos no Diário Oficial do Estado (DOE) desta quarta-feira (13). As medidas autorizam a desapropriação de áreas rurais para as obras de pavimentação da rodovia MS-347, no trecho entre Dois Irmãos do Buriti e a BR-419. Ao todo, as desapropriações atingem 108.745 metros quadrados de terras nos municípios de Nioaque e Anastácio.

O primeiro decreto autoriza a desapropriação de 25.272 metros quadrados da Fazenda Felicidade Tryina Luz, localizada em Nioaque. A área será dividida em duas partes: uma de 18.764 metros quadrados e outra de 6.508 metros quadrados. O segundo decreto atinge a Fazenda Água Boa, em Anastácio, com a desapropriação de 83.473 metros quadrados.

Os decretos autorizam a Agesul (Agência Estadual de Gestão de Empreendimentos) a conduzir os processos de desapropriação. Eles poderão ocorrer por acordo amigável com os proprietários ou por via judicial. O governo também declarou caráter de urgência para as medidas, o que acelera a posse das áreas e o início das obras de pavimentação.

A MS-347 liga Dois Irmãos do Buriti a Nioaque, passando por Anastácio. O primeiro lote de pavimentação, entre o entroncamento da MS-162 e a BR-419, teve 33,96 quilômetros entregues em maio de 2025, com investimento de R$ 91,5 milhões. O segundo lote somou mais 31,18 quilômetros asfaltados, com aporte de R$ 155 milhões, e foi entregue em abril deste ano.

Avatar photo

Sobre o autor: Sofia Almeida

Ver todos os posts →