Conhecido por seu temperamento explosivo e métodos pouco convencionais, o técnico Marcelo Bielsa, do Uruguai, tem uma trajetória marcada por episódios que beiram o inacreditável. Nesta sexta-feira (26), às 21h, ele comanda a seleção uruguaia contra a Espanha em jogo decisivo pela última rodada do Grupo H da Copa do Mundo de 2026.
Antes de ser técnico, Bielsa foi zagueiro de clubes como Newell’s Old Boys, Instituto e Argentino de Rosário, na Argentina, onde se aposentou no início dos anos 1980. Foi no Newell’s, seu primeiro clube como treinador, que ele começou a construir sua fama de excêntrico.
Granada na porta de casa
No início dos anos 1990, após uma goleada de 6 a 0 para o San Lorenzo na estreia da Libertadores, torcedores furiosos cercaram a casa de Bielsa. O técnico apareceu na porta segurando uma granada e ameaçou tirar o pino se eles não fossem embora. O protesto terminou ali. O Newell’s chegou à final daquele torneio, perdendo o título para o São Paulo.
Faxina no treino
Quando comandava o Leeds United, da Inglaterra, Bielsa quis mostrar aos jogadores o esforço de um trabalhador comum para comprar um ingresso. Ele ordenou que os atletas passassem três horas recolhendo lixo e limpando o centro de treinamento.
Espionagem assumida
Em 2019, um funcionário do Leeds foi flagrado espionando o treino de um adversário. Bielsa assumiu a responsabilidade e revelou que espionava todos os times da competição. O clube foi multado em 200 mil libras pela federação inglesa.
Ordem para tomar gol
Em jogo contra o Aston Villa, Bielsa ordenou que seus jogadores deixassem o adversário marcar um gol. O motivo foi que o Leeds havia feito um gol enquanto um jogador do Villa estava caído. O empate custou caro e eliminou as chances de acesso do Leeds naquela temporada. O clube subiu para a Premier League em 2020.
Autodenúncia
No Athletic Club, de Bilbao, Bielsa discutiu com um engenheiro responsável por obras no CT. No dia seguinte, ele disse em entrevista que havia se apresentado à polícia para denunciar a si mesmo pelo ocorrido.
Caixa de papelão
Em 2012, após perder para o modesto Eibar, da terceira divisão espanhola, Bielsa foi ao CT do adversário com uma caixa de papelão. Dentro, havia papéis, fitas de vídeo e anotações sobre o clube, mostrando que ele havia estudado o time e não o desrespeitado.
Passagem relâmpago
Em 2016, Bielsa foi anunciado como técnico da Lazio, na Itália, mas pediu demissão dois dias depois. Ele alegou que a diretoria não cumpriu a promessa de contratar reforços.
