Um aposentado de 76 anos passou o sábado (27) tampando buracos nas ruas da Vila Planalto, em Campo Grande, por conta própria. Sebastião Rocha Taveira começou o serviço de manhã e contou apenas com a ajuda da namorada, Evanilda Luiza.
O filho de Sebastião, Enliu Rodrigues Taveira, se surpreendeu ao chegar na casa do pai e vê-lo trabalhando na Rua João Azuaga, onde moram. “Pensei: será que a equipe da prefeitura está passando aqui? Depois entendi”, conta. Ele enviou relato sobre a iniciativa ao canal Direto das Ruas.
Sebastião usou pó de brita para fazer o “remendo frio”, conforme explicou o filho. O material foi colocado na caçamba de uma Ford/Pampa, que o pai comprou há alguns anos para fazer pequenos serviços de reforma após se aposentar.
“Meu pai sempre foi muito ativo e altruísta, gosta de fazer as coisas em silêncio. Outras pessoas até já tomaram em seu benefício o que ele fez”, disse Enliu.
O morador tomou a atitude porque a prefeitura demora a fazer o serviço na região. “A última vez que passaram aqui foi em agosto do ano passado, mas esqueceram a Rua João Azuaga. Depois de tanta chuva, os quatro buraquinhos que tinham aumentaram para mais de 20”, afirmou o filho.
Evanilda explicou que o namorado pesquisou em vários lugares o melhor material para resolver o problema. Gastou cerca de R$ 200 comprando 1 m³ do pó de brita. “Ele queria comprar o asfalto mesmo, mas não tinha. Então indicaram esse outro produto que é fácil de compactar”, detalhou. Os dois compactaram o material no chão usando os pés, enxada e pá.
O material comprado rendeu para duas ruas. Foram horas de trabalho. “O Sebastião não queria nem parar para o almoço, eu que insisti. Terminamos quase 16h. É muito cansativo”, descreveu Evanilda.
