O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, afirmou nesta quinta-feira (25) que “não tem explicação” para a paralisação da UFN3 (Unidade de Fertilizantes Nitrogenados III), em Três Lagoas, por 12 anos. A declaração foi feita durante visita às obras do empreendimento, que foi interrompido em 2014 com cerca de 81% da execução concluída.
A Petrobras retomou oficialmente a construção da unidade. A previsão é concluir a obra até 2029, com possibilidade de antecipação. Durante a solenidade, foram assinados os contratos com as sete empresas vencedoras da licitação para a retomada dos trabalhos.
Segundo Lula, abandonar uma obra em estágio avançado obrigou o Brasil a aumentar a dependência de fertilizantes importados, elevando custos para a produção agropecuária e para o consumidor. “Uma coisa é você não começar uma obra porque não tem projeto ou dinheiro. Outra é começar, ter projeto, recursos, necessidade e, quando já tem mais de 80% da estrutura pronta, deixar tudo parado durante 12 anos”, disse.
A UFN3 terá capacidade para produzir fertilizantes nitrogenados, como ureia e amônia. Atualmente, o país importa cerca de 85% dos fertilizantes que consome. Lula afirmou que a política de fechamento e paralisação de fábricas de fertilizantes agravou esse cenário. Citou as unidades da Petrobras na Bahia, em Sergipe e no Paraná.
O presidente também defendeu o papel estratégico da Petrobras para o desenvolvimento nacional e criticou processos de privatização realizados nos últimos anos. “Vira e mexe aparece alguém querendo vender patrimônio público”, afirmou.
Lula disse que a soberania do país passa pela capacidade de produzir insumos essenciais. “Eu sonho com o dia em que o Brasil produzirá mais de 70% dos fertilizantes de que precisa”, ressaltou.
A decisão de retomar a obra foi tomada no início do atual mandato, após tentativas frustradas de encontrar investidores privados. “Pensamos em retomar Três Lagoas logo que assumimos. Durante anos sempre aparecia a expectativa de um investidor, de um chinês, de um russo, de um japonês, mas ninguém entrou”, declarou.
A retomada da unidade integra o plano de expansão da Petrobras na área de fertilizantes. Na semana passada, a presidente da estatal, Magda Chambriard, informou que a companhia investiu R$ 26,8 bilhões no primeiro trimestre deste ano, alta de 25,6% em relação ao mesmo período de 2025. Ela reiterou a meta de concluir a UFN3 até 2029, mas afirmou que pode antecipar o prazo.
